Oats & Quark Cheesecake, ou seja, Cheesecake de Aveia & Quark


Gosto de comer BEM não para emagrecer, não porque está na moda, não por obrigação. Gosto de comer BEM porque gosto de me sentir confortável com o que ingiro, ou seja, deliciar-me sem ter desconforto abdominal, sem sentir fadiga e não perder tempo a digerir nutrientes vazios de teor.
Este caminho deveu-se a anos de sofrimento gástrico e intestinal, com toma de imensos fármacos e consultas de especialidade.
Quem não tiver paciência para me ler, salte já para a receita do cheesecake! Uma total invenção, logicamente com inspirações. 😁


Conheci um gastroenterologista e uma nutricionista que abriram a porta para uma nova visão alimentar. A mudança foi gradual, nem assim muito difícil, e veio para ficar! Um mês de sacrifício e vi resultados. Adeus de vez à dor de estômago, cólicas muito dolorosas, paragens de digestão, passagens pelo hospital a fazer fluidoterapia porque cheguei a ter as enzimas pancreáticas elevadas...
No outro dia estava a arrumar a farmácia cá de casa e dei conta que os fármacos habituais tinham passado de validade há uns dois anos 🙈 Isto resume bem a minha mudança.
Acredito, MESMO, que o bem-estar, ou o estar bem, está 90% relacionado com o preenchimento interior. O preenchimento exterior é importante, mas depende do primeiro.

Esta receita foi uma invenção com base em algumas inspirações, e com base também no conhecimento dos ingredientes, nomeadamente na forma harmoniosa como funcionam uns com os outros.
Ter a bimby, ou outro robot de cozinha ajuda muito! Além da balança incorporada, as lâminas e a sua versatilidade, fazem este trabalho mais eficaz e eficiente.

BASE
200 g de flocos de aveia (grossos)
6 tâmaras sem caroço
3 col. sobremesa de óleo de côco
2 col. sopa de manteiga de amendoim  🥜
👉🏻 Triturar até obter consistência de areia molhada, de forma a que seja possível moldar à base da forma. Assim 👇🏻
















RECHEIO
300 g de queijo quark
1 lata pequena de polpa de de fruta (eu escolhi manga, mas pode ser qualquer outra fruta)
4 folhas de gelatina, previamente derretidas em água. Eu caí no erro de só usar 3, e foi pouco. Usem 4 ou 5...
👉🏻 Misturar bem até ficar assim 👇🏻






Acrescentei umas sementes de chia e côco ralado.🌴
Foi ao frigorifico durante a noite...
Hoje de manhã, quando cheguei a casa depois da noite de trabalho, não resisti e marcharam duas fatias 😇













FINAL
Não ficou como desejava... Deveria ter ficado mais firme. Da próxima vez sairá melhor!





Comments

Popular Posts